———————————————————-
O Guaco (Mikania glomerata Spreng.), também conhecido como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra pertence à família das Compositae e tem sua distribuição como espécie nativa no sul do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul. é uma trepadeira volúvel, glabra. Folhas simples, opostas, ovadas e oblongo-lanceoladas, de base obtusa e ápice agudo, de até 15cm de comprimento e 7cm de largura, com três nervuras bem evidentes, pecioladas, carnoso-coriáceas, verde-brilhantes na face superior, mais pálidas na inferior. Flores hermafroditas, reunidas em número de quatro capítulos, iguais entre si, de papus branco e corola tubulosa, de cor branco-creme; capítulos agrupados em ramos espiciformes congestos, ou em glomérulos. Fruto tipo aquênio, glabro.
Nomes Populares:
cipó da caatinga, cipó catinga, cipó sucuriju, coração de jesus, erva de cobra, erva de serpentes, erva cobre, guaco liso, guaco de cheiro, guaco trepador, guaco verdadeiro, guape, micânia, uaco
Propriedades:
Atua contra o reumatismo, albuminúria, nevralgias.
Em forma de xarope é útil à:
tosse, gripe, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, contra mordidas de cobra, na cicatrização, como calmante em geral.
Precauções:
Pode causar vômitos e diarréias se usado em excesso e por tempo prologado.
Deixe um comentário