Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba), no sincretismo é Santo Onofre, que como Oxóssi, habita a floresta. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro. Ossâim está presente em todos os rituais da Umbanda através das folhas. Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mística. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. E com a permissão de Ossâim lhe passo seus segredos para curar doenças e males.
———————————————————-

Angico e Monjoleiro é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira.

Nomes Populares:
acácia angico, acácia virgem, angico, angico bravo, angico castanho, angico de casca, angico do campo, angico fava, angico preto, angico rajado, arapiraca, cambuí, cambuí ferro, corupa, guarapiracaí, paricá.

Propriedades:

Em forma de goma dissolvida aplica-se a:
tosse, bronquite, asma, demais doenças respiratórias.

Em forma de xarope, pela casca:
diarréia, disinteria, anginas.

É útil também como
adstringente, depurativo, hemostático.

E atua em:
leucorreías, gonorréias.

Precauções:
O uso em excesso pode causar lesões no septo e na boca.