Assim como no ambiente físico a assepsia é indispensável, limpando-se as impureza do local, com maior razão, no ambiente umbandista isso é obrigatório, para que todos se harmonizem e o trabalho se desenvolva em plena paz, com o auxílio dos guias de luz.

Com a oração ou, principalmente, com a prece em silêncio, todos nos ligamos com os Guias do bem, pelos quais seremos inspirados nas nossas tarefas. Em se tratando do ensino, isso se faz essencial. Com disciplina e amor, nossas idéias se tornam mais claras, e as aulas fluem tranqüilas.

A fé, sem dúvida, deve estar em nossos corações, para que o ambiente em que vamos trabalhar as idéias seja propício ao melhor que cada um possa oferecer. Para isso, as lições evangélicas do Cristo prestam-se, com perfeição, aos nossos afazeres no Centro Umbandista, como em todo lugar.

O Pensamento, em qualquer estudo ou prática mediúnica – e cada um de nós é médium -, apresenta-se como “base de todos os fenômenos de sintonia na esfera da alma”. Somos o que pensamos.

Assim, a preparação de nossa sala de educação doutrinária deve se revestir de todo o carinho, antes de iniciarmos nossas aulas. Devemos pedir licença e ajuda aos Guias Superiores, para que, com a mente e o coração preparados para doar e receber, sejam abençoadas as nossas atividades.