———————————————————-
A Erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.
Nomes Populares:
chá da frança, chá de tabuleiro, cidrilha, citronela, citronela menor, erva cidreira européia, erva luísa, cidreira verdadeira, limonete, melitéia, melissa, melissa romana, melissa verdadeira, salva do brasil.
Propriedades:
É adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, anti-séptica, cicatrizante, Tem propriedades aromáticas, Atua como calmante, tônico, relaxante, sedativo, Indicada em casos de problemas gástricos, de arrotos, com catarros, de circulação, cólicas, flatulência, gases, tosse, Acaba com a ansiedade, crise nervosa, depressão, dor de cabeça, dores nos olhos, enxaquecas, epilepsia, fadiga, insônia, melancolia, nervosismo, É boa contra celulite, problemas menstruais, Limpa e cicatriza a pele, com acne, revigora, oleosidade.
Precauções:
Um certo grupo de pessoas podem desenvolver hipersensibilidade à erva cidreira
Deixe um comentário