Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba), no sincretismo é Santo Onofre, que como Oxóssi, habita a floresta. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro. Ossâim está presente em todos os rituais da Umbanda através das folhas. Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mística. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. E com a permissão de Ossâim lhe passo seus segredos para curar doenças e males.
 ———————————————————-

A Erva Doce também conhecido por funcho, anis-doce, maratro ou finóquio, ou fiuncho é o nome vernáculo dado à espécie herbácea Foeniculum vulgare Mill. (sinônimo taxonômico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.) uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais.

Nomes Populares: anis, anis doce, anis verde, anacio, anise, erva-doce, fiuncho, funcho, inóquio, maratro, pimpinella.

Propriedades: É calmante, cicatrizante, diurética, estimulante, expectorante, Indica da para acidez estomacais, Auxilia em casos de asma, bronquite, tosse crônica, Alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação, Contra dores de barriga, dores de cabeça, vômito.

 Precauções: Não usar durante a gravidez, Evitar em casos de problemas gastrointestinais como úlcera.