As Relações Públicas compreendem o modo como as mensagens são passadas dentro da organização: da Diretoria Executiva para os seus colaboradores e destes para o público em geral, mais conhecido como os freqüentadores do Centro Umbandista.

O objetivo das relações públicas é criar – por meio de um atendimento eficaz – uma imagem positiva da Entidade.

As relações públicas implicam “comunicação”. Esta, por sua vez, deve ser feita de “mão dupla”, ou seja, falar e escrever, mas também ouvir. Para isso, muitas empresas usam a caixa de sugestões, o atendimento ao cliente e o e-mail.

Uma boa técnica, para verificar uma possível falha, é avaliar o seu Centro Umbandista como se a visse pela primeira vez: quais são as suas impressões?

Antecipar o que está para acontecer é mais produtivo do que apresentar desculpas por decisões inadequadas.

O responsável pelo Centro Umbandista deve se esforçar para manter a boa imagem da Entidade. Caso seja um dos diretores, valorize a equipe de colaboradores, trate-os bem e seja honesto e franco. Lembre-se de que colaboradores descontentes comentam o fato aos colegas, propiciando um desestímulo ao trabalho eficiente.

Facilmente visto por milhões de pessoas, as páginas (sites) na Internet tornaram-se uma poderosa ferramenta de COMUNICAÇÃO.

Uma mensagem convincente é capaz de despertar emoções e persuadir alguém a mudar o seu ponto de vista. Eis alguns passos para redigir um texto:
• relacione as suas idéias;
• organize as idéias em temas claros;
• agrupe os temas segundo uma ordem lógica;
• decida o lugar e o espaço de cada item;
• concentre-se e faça o rascunho inicial;
• revise o rascunho e elabore o texto final.