Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba) que como Oxóssi, habita a floresta. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro. Ossâim está presente em todos os rituais da Umbanda através das folhas. Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mística. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. No sincretismo é Santo Onofre. E com a permissão de Ossâim lhe passo seus segredos para curar doenças e males.

———————————————————-
O limão é mesmo um santo remédio. Tanto na casca quanto no suco da fruta, encontramos substâncias essenciais, que ajudam na prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo. Entre essas substâncias, podemos mencionar os antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células. O limão também contém vitamina C e sais minerais, que fortalecem o sistema imunológico.
Devidos a essas substâncias, o limão atua como bactericida e anti-inflamatório, sendo eficiente no tratamento de doenças como: gripes, resfriados, asma, diarreia, amidalite, problemas digestivos, aftas e colesterol alto. Para tanto, a fruta deve ser consumida em forma de suco, chá, xarope ou pura.
Você vai precisar de:
– 1 limão
– 1 colher (sopa) de mel
Modo de Preparo:
Leve o limão ao forno, sem cortar ou descascar. Espere até que ele fique levemente tostado. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Esprema o suco do limão ainda morno, misture com a colher de mel e tome em seguida.
Modo de Usar
Tomar 1 colher (sopa) de xarope 3 vezes ao dia: pela manhã, à tarde e antes de dormir. Em crises mais graves, ingerir um colher (chá) de hora em hora.
Cuidados
Assim como outros xaropes preparados com mel ou açúcar, essa receita deve ser evitada por quem sofre com o diabetes.