Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba), no sincretismo é Santo Onofre, que como Oxóssi, habita a floresta. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro. Ossâim está presente em todos os rituais da Umbanda através das folhas. Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mística. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. E com a permissão de Ossâim lhe passo seus segredos para curar doenças e males.
———————————————————-

O maracujá é um fruto com diversas propriedades medicinais. Ele possui vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o maracujá atua como adstringente, antiinflamatório, calmante e vermífugo.

Um boa forma de aproveitar essas propriedades é preparar o xarope de maracujá. O remédio é utilizado como fortificante, além de combater os sintomas da tosse e da bronquite. A receita também leva hortelã, que atua como expectorante, fazendo com que o organismo elimine o excesso de muco.

Você vai precisar de:
2 maracujás grandes
4 folhas de hortelã
1 xícara (chá) de açúcar mascavo.

Modo de Preparo
Coloque a polpa do maracujá em uma peneira e vá mexendo com uma colher até que a polpa da fruta se separe, restando só as sementes. Em uma panela, junte a polpa do maracujá, as folhas de hortelã (previamente lavadas) e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar até formar um melado e desligue. Quando estiver frio, guarde em um vidro com tampa na geladeira.

Modo de Usar
As crianças devem tomar 1 colher de café do xarope 3 vezes ao dia. Os adultos também devem consumir o xarope em 3 porções diárias, mas seguindo a dosagem de 1 colher de sopa.

Dica:
Também é possível acrescentar o suco de 1/2 limão ao xarope, para torná-lo ainda mais eficiente. O suco pode ser adicionado durante ou preparo ou quando o remédio já estiver pronto.